Descrição enviada pela equipe de projeto. Can Fogarada é um exercício de diálogo entre as camadas do tempo que foram sendo depositadas ao longo de 300 anos e que configuram esta Casa Rural Mallorquina.
Num primeiro momento, a cozinha / sala de jantar age como um motor vital, ponto de partida do processo arquitetônico de re-habitar esta residência rural.
A cozinha como sala de controle se abre para o resto dos espaços da casa (entrada, quartos, sala e varanda) e estabelece um plano de uso que simplifica os desníveis originais através de um piso técnico uniforme.
O fato de que os novos habitantes são de uma família de músicos define a pauta do diálogo, cada novo material deveria expressar seus valores em harmonia com o restante. A reforma é um jogo de ritmos, de vibrações em que a sincera materialidade de cada sistema descobre e assume sua posição no conjunto.
Assim, o calor original da edificação transmitido pelos muros e fachadas de pedra e pelas vigas de madeira entra em sintonia com os armários de OSB, a com a bancada de granito negro, com as estantes de madeira e com o pavimento contínuo de concreto.
Como em um improviso, cada músico enriquece o conjunto através de sua individualidade, adaptando-se ao ritmo daqueles que iniciaram a sessão.